Pandeiro

10-12-2021

O pandeiro é um instrumento bem antigo e que têm grande influência na música e nas festividades ao redor do mundo. E, é claro, o Brasil também faz parte destes povos que adotaram o pandeiro como um dos principais instrumentos nos estilos musicais característicos da nossa cultura.

A origem do pandeiro

Acredita-se que o pandeiro é um instrumento tão antigo que pode ter estado presente, até mesmo, no período paleolítico. Mesmo com esta possibilidade, o que sabemos com certeza é que este instrumento se popularizou e foi muito utilizado entre os povos asiáticos, africanos e europeus.

O pandeiro já era popular nas civilizações no Oriente Médio antes de Cristo e chegou na Península Ibérica – Espanha e Portugal – na época em que a região foi invadida pelos árabes. Na Península, as pessoas usavam o pandeiro para diversas comemorações, como casamentos e cerimônias religiosas.

Outro lugar em que este instrumento está presente desde muito tempo é na Índia, em seus estilos musicais culturais.

Curiosidade: especula-se que a origem da palavra “pandeiro” começou na Espanha, como pandero, com influência do grego pandourion, que na verdade se refere a um instrumento de cordas.

O pandeiro no Brasil

Quando o Brasil foi colonizado pelos portugueses, eles trouxeram muito de sua cultura para nós, incluindo os instrumentos musicais. Assim, o pandeiro começava a se popularizar em nosso país, primeiramente em comemorações religiosas.

Nessa época, os instrumentos que os escravos negros usavam em seus cultos foram proibidos pelos senhores, diferente do pandeiro que, por ter chegado aqui através dos portugueses, era bem aceito pelas pessoas. Além disso, o instrumento era pequeno e podia ser facilmente escondido quando necessário, dificultando que ele fosse encontrado e proibido entre os escravos!

Curiosidade: um dos grandes nomes da música brasileira é o pandeirista nordestino Jackson do Pandeiro (1919-1982), que foi cantor e compositor de samba e forró.

Fonte: https://blog.multisom.com.br/historia-do-pandeiro-conheca-melhor-sua-origem/