J Sotilli lança clipe em homenagem a General Cadorna, sua terra natal.
Música Regional Gaúcha
Uma homenagem do cantor e compositor gaúcho J Sotilli a General Cadorna, segundo distrito da cidade de Nova Alvorada. Na música, que é embalada pela sonoridade regional, o artista retrata um pouco da história do local.
Definida como uma valsa gaúcha, a letra conta parte da história do lugar.
Após estrear com três singles e clipes, o cantor e compositor gaúcho J Sotilli apresenta mais uma canção tradicionalista, mas dessa vez destinada à sua terra natal, que no início recebeu o nome de Cadorna, e mais tarde General Cadorna, sendo hoje intitulada como segundo distrito do Município de Nova Alvorada (RS).
Em seus lançamentos, Sotilli tem como missão preservar as tradições e costumes do seu povo às presentes e futuras gerações. No entanto, na música “Este É Meu Lugar”, o artista vai muito além, e retrata a história e beleza desse local que foi habitado inicialmente por descendentes italianos há mais de um século.
Naquela época, um militar muito conhecido e respeitado em solo italiano, General Cadorna, foi a inspiração para esses europeus desbravadores, que, ao chegar nessas terras sulistas, encontraram codornas sobrevoando o céu, e, assim a intitularam com o nome do ídolo general.
Pouco tempo depois, General Cadorna se tornou parte do município de Arvorezinha, como quarto distrito, porém, após o ano de 1988, foi integrado à cidade de Nova Alvorada, sendo intitulado como segundo distrito.
No quesito musical, J Sotilli mantém o seu “gauchesco”, e define essa nova música como uma valsa gaúcha. O resultado está disponível nas plataformas de streaming, e também em clipe no Youtube.
A DESCRIÇÃO DA LETRA NAS PRÓPRIAS PALAVRAS DE J SOTILLI.
1ª parte: Conta dos rios que se encontram, e dos tantos peixes que neles foram pescados, que, embora de pequenos portes, serviam para o sustento das famílias. Das grandes amizades que perduram para sempre e do Santo Padroeiro São João Batista, onde a fé deste lugar sempre foi algo muito forte.
2ª parte: Fala dos descendentes italianos que aqui firmaram suas moradas, e com muito trabalho, cada um com suas profissões não mediam esforços para o crescimento desta comunidade, visando sempre o conforto e o sustento das famílias, os bons exemplos e ensinamentos que passam de geração e geração, ficando a saudade dos nossos antepassados que já partiram para junto a DEUS.
3ª parte: A vida que fica marcada pela infância e juventude onde as brincadeiras eram saudáveis sem a tecnologia de hoje. Cito também os amigos e as famílias que assim como eu, deixaram este lugar para enfrentar novos desafios, nas mais diversas cidades deste mundo afora, mas que certamente todos tem um grande orgulho de ter nascido aqui.
Refrão: É aqui onde a hospitalidade nunca deixou de existir, um pequeno lugar, mas com um grande coração, que sempre acolhe a cada um que por aqui passar, com afeto carinho, respeito e atenção.
LETRA (Este É Meu Lugar)
Compositor: J Sotilli / Tom: D / Gênero: Valsa
General Cadorna / do rio vinte cinco / onde tantas vezes pesquei lambari
Suas águas se encontram / no Engenho velho / tendo passagens pelo Taquari
General Codorna / de tantos amigos / que ao longo do tempo ainda vivem aqui
Nosso padroeiro é o Santo São João / que por tantas vezes rezamos por ti (2X)
Ai ai ai ai ai ai / povo hospitaleiro / pequeno paraíso / do Rio Grande do Sul
Ai ai ai ai ai ai / gente buena demais / este é meu lugar / minha terra natal
General Cadorna / dos bons descendentes / que vieram da Itália para o Brasil
Com muito trabalho / formaram indústrias / e também comércios para bem servir
Novas gerações / seguem trabalhando / seguindo os exemplos de quem já se foi
Pois fica a saudade / dos tempos passados / de quem muitos anos viveu por aqui (2X)
Ai ai ai ai ai ai / povo hospitaleiro...
General Cadorna / de recordações / dos tempos de infância como e bom de lembrar
Estudar jogar bola / bolita e bodoque / carrinho de lomba ir na Igreja rezar
General Cadorna / de quem é daqui / e em outras cidades hoje foi morar
Com muito orgulho hoje pode dizer / que bom ter nascido aqui neste lugar (2X)
Ai ai ai ai ai ai / povo hospitaleiro / pequeno paraíso / do Rio Grande do Sul
Ai ai ai ai ai ai / gente buena demais / este é meu lugar / minha terra natal
Ai ai ai ai ai ai / gente buena demais / General Cadorna... Minha terra Natal
INFORMAÇÕES HISTÓRICAS
No final do século XIX, chegavam à atual região do Rio Grande do Sul alguns imigrantes vindos da Itália. Dentre eles, um grupo originário da cidade italiana de Veneza, que inicialmente se encontrou em Alfredo Chaves, Caxias do Sul, Verenópolis, entre outras cidades, passou a desbravar alguns territórios, chegando ao que hoje é conhecido como Segundo Distrito de Nova Alvorada.
Naquele período, esses italianos conheceram uma terra da qual os pássaros que sobrevoavam a área, em especial, as cadornas, tornavam o local mais especial. Nesses anos, havia um líder chamado General Cadorna, muito conhecido e estimado em solo italiano.
Logo, aquele espaço de terra assim foi batizado, e, aos poucos, foi iniciado o processo de povoação.
SOBRE O ARTISTA
O cantor e compositor J Sotilli conheceu a música ainda criança, com familiares e amigos também apaixonados pela arte. Durante sua vida, compôs diversas letras, no entanto, a carreira artística passou a ser encarada com profissionalismo há pouco tempo, da qual sempre foi a realização de um sonho pessoal.
Baseado nas músicas gaúchas, sertanejas e outras populares do Sul do nosso país, suas letras têm como objetivo contar uma história sempre com conteúdo que agrade seu público.
Nesta nova fase de sua vida artística, o cantor comemora com alegria por ter sido elogiado por colegas músicos profissionais em frente a suas obras musicais. Todas as músicas já lançadas (incluindo o atual lançamento) estão registradas na ABRAMUS (Associação Brasileira de Música) com o código 6544064. Assim, J Sotilli está cadastrado como autor, compositor, intérprete e produtor fonográfico de suas canções.
FICHA TÉCNICA
Autor/compositor: Jatir Sotilli
Nome artístico: J Sotilli
Participações especiais: No acordeon: Adriano Justen (Nene) da banda RMB (Rogerio Magrão & Banda); Guitarrista: Paulo Gomes da Silva (Banda Sax)
Local de gravação e estúdio: São Leopoldo / RS Calil Souza Produção Musical
Instrumentos: Acordeon, Guitarra, Violão, Baixo e Bateria
Produção e arranjos: Calil Souza
Informação histórica: Anailde Piaia Sotille
Assessoria de imprensa: Matheus Luzi (Revista Arte Brasileira)
CLIPE
Roteiro e direção de Lucas Guedes da Bóh Videoprodutora.
Assistente de cenografia: Leonardo Alfredo Leite Sotilli e Ana Maria Bombonato
Local: Cidade de origem em General Codorna
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.